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A RealTransfer- Instituição de Pagamento S.A., possui uma série de medidas e procedimentos internos que vão ao encontro da proteção do seu cliente contra incidentes de segurança ou ciberameaças.

 

A evolução constante das tecnologias e o aumento da facilidade de contacto entre pessoas, trouxe novos desafios no que toca à segurança, dos seus dados e dos seus fundos.

 

Sempre que está a enviar dinheiro, questione-se:

 

  • Se o contacto é feito através de email, desconfie sempre dos erros ortográficos que possam existir;
  • Conhece efetivamente a pessoa para quem está a enviar dinheiro? Como se contactam? Alguma vez viu a pessoa? Não se esqueça que, por detrás de um computador, qualquer um pode ser o que quiser;
  • Pretende fazer uma doação de caridade? Como teve conhecimento da causa? Alguma vez contactou presencialmente com as pessoas da instituição e/ou esteve nas instalações da instituição a quem pretende doar o dinheiro? Não se esqueça que, com a evolução da tecnologia, a criação de sites e informação fictícia também aumentou;
  • O país da empresa/individuo com quem está a “negociar” é o mesmo que o país de destino da transferência de fundos? Se não, porque está a enviar dinheiro para um país completamente diferente do país sede da empresa?
  • Alguém no seu país ou no estrangeiro afirma ser seu parente e que precisa de dinheiro para uma “emergência”? Conhece efetivamente esta pessoa? Recorda-se dela? Como é que chegaram ao seu contacto? Fez perguntas suficientes para despistar qualquer engano?
  • Vai comprar artigos e/ou serviços a alguém que pede que a transferência de dinheiro seja feita, preferencialmente, através de determinada Instituição de Pagamento? Recorde-se que o serviço de envio de fundos que fornecemos destina-se ao envio de dinheiro “de pessoas, para pessoas”, e não tem como objetivo ser um meio para pagamento de compras de produtos nem de serviços.

 

A RealTramsfer –Instituição de Pagamento S.A não envia mensagens ou emails a solicitar dados pessoais confidenciais de clientes. Se tal ocorrer, informe de imediato a RealTransfer- Instituição de Pagamento S.A, por meio do formulário disponibilizado abaixo;

 

Se tem dúvidas, fale com um dos nossos colaboradores. Se suspeitar que foi vítima ou tem conhecimento  de qualquer tipo ciberameaça ou de algum incidente de segurança, reporte a sua situação para o nosso ponto de contato:  

 

Reporte de incidentes de segurança e ciberameaça  LINK PARA FORMULÁRIO  

 

OU

 

Auditoria Interna RealTransfer

 

Links uteis:

https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/material/seguranca-online-prevencao-de-fraude

https://www.cncs.gov.pt/

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